sábado, 16 de maio de 2009



HISTORICO DA CIDADE DE SALVADOR.

Salvador da Bahia - história
Em 1501, um ano após o descobrimento do Brasil, Américo Vespúcio chegou na Baía de Todos os Santos. O dia coincidiu com o feriado de Todos os Santos (1. de Novembro), fato que originou o nome da baía. Em 1549 a coroa portuguesa declarou Salvador a capital do Brasil (titulo que perderia em 1763 para o Rio de Janeiro) e a cidade, com 25.000 habitantes, tornou-se o maior centro urbano ao sul do equador.
A partir de meados do século XVI Salvador serviu como maior porto de entrada de escravos africanos no Brasil. A cidade herdou costumes e tradições da África e é hoje um exemplo interessante da integração de culturas distintas, originando a mística cultura afro-brasileira. Ao se forçar escravos a louvar santos católicos, fundiu-se o catolicismo com religiões africanas. Santo Antônio é louvado como Deus Oxumaré, São Jorge é Ogum, etc.
Período Pré-Colonial: (1500-1530).
Nos trinta primeiros anos da chegada dos portugueses ao Brasil, o governo português não tomou medidas que visavam a colonização do Brasil. Nesse período, o interesse econômico da metrópole portuguesa estava voltada para o comercio de especiarias nas Índias, e para a exploração da costa africana ( ilhas de Açores, Cabo Verde e Madeira). No entanto, Portugal enviava ao Brasil, expedições de Reconhecimento, que tinham como principal objetivo buscar riquezas no território brasileiro. Umas das riquezas encontradas no litoral, na Mata Atlântica, foi o pau-brasil, que era utilizado principalmente para pintar tecidos, pois dele era extraída a cor vermelha.
No entanto, Portugal se deparou com as invasões dos franceses que vinham ao Brasil roubar o pau-brasil. Na tentativa de solucionar o problema, o governo português enviou as expedições Guarda-Costas que tinham a função de vigiar o literal e evitar o contrabando do pau-brasil.
Em 1530, o governo português interessado em combater as invasões estrangeiras, e já que o comércio com o oriente não era mais tão lucrativo, Portugal enviou a primeira expedição de colonização, sob a chefia de Martim Afonso de Sousa, para iniciar a colonização do Brasil..
A BAHIA COMO ECONOMIA PRIMÁRIO-EXPORTADORA
A penetração no interior do Estado da Bahia a partir da cidade de Salvador, primeira capital
do Brasil fundada pelos portugueses em 1549, foi iniciada em 1558 com a destruição da
comunidade indígena existente no Recôncavo, seguida da criação de gado e da ação das
missões religiosas da Companhia de Jesus, com seu trabalho de pacificação dos indígenas as
quais constituíram fatores importantes de ocupação das terras da Bahia. A principal
característica da economia que o europeu implantou e desenvolveu na Bahia como em todo o
Brasil foi a de ser uma economia voltada para o mercado externo.
O pau-brasil foi o primeiro produto de exportação da Bahia desde o descobrimento do Brasil.
A partir do momento em que Portugal decidiu ocupar o território brasileiro, começou a se
desenvolver no século XVI a lavoura da cana e a produção de açúcar . Com a chegada do colono português, foi iniciado o plantio do algodão, mandioca e cana-de-açúcar.
Na Bahia, o Recôncavo era a região de produção do açúcar e de aguardente para exportação. O algodão sempre esteve entre os principais produtos de exportação da Bahia desde a primeira metade do século XVI.
O fumo, que era produzido nos tabuleiros e nas terras arenosas da Bahia, assumiu grande importância a partir do século XVII, tinha como principal objetivo atender ao mercado africano devido ao comércio .
,clique aqui.
Site
WWW.colorfotos.com.br/salvador/princip.htm
WWW.visiteabahia.com.br/visite/historiadorbahia
WWW.suapesquisa.com/historiador Brasil/capitanias

Nenhum comentário:

Postar um comentário